Nação Krenak ao lado dos Sioux de Standing Rock

krenak1

A profunda solidariedade dos krenaks – foto:redes sociais

 

A Nação Krenak, localizada no estado de Minas Gerais, Brasil, postou várias fotos nas redes sociais em solidariedade aos parentes Sioux de Standing Rock.

Mais do que qualquer povo do planeta, eles compreendem a importância de defender a natureza contra os ataques das empresas capitalistas.

A solidariedade dos krenak se soma a dos Tupinambás de Olivença, da Bahia, que já enviaram uma representante ao encontro dos parentes Sioux de Standng Rock, e também de outros povos originários como os maori da Nova Zelândia e, também, do Equador, Filipinas, Hawai e Mongólia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A morte do Uatu

A cerca de um ano, essa nação originária viu suas vidas completamente transformadas com a tragédia que se abateu sobre eles. Por culpa da mineradora Samarco, a barragem do Fundão, na cidade de Mariana, rompeu-se lançando toda a lama tóxica sobre o Rio Doce, que corta a região e é chamado de Uatu pelos Krenaks. O Uatu é desde tempos ancestrais um rio sagrado para esse povo. A lama destruiu o rio, matando a vida nele existente. E os krenak já não podem mais utilizá-lo como faziam anteriormente. Não podem pescar, não podem tomar banho de rio e não podem fazer toda uma série de atividades que sempre fizeram parte de sua cultura.

Por essa razão, os krenak se colocam ao lado dos parentes Sioux que estão defendendo a natureza, as fontes de água, contra a construção do oleoduto de Dakota, cujas iniciais em inglês são NODAPL(No to Dakota Pipeline). Nessa solidariedade pode-se ver a profundidade de seus sentimentos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s