Milhares protestam em 300 cidades em solidariedade com Standing Rock Sioux

protestsaofran

fotos: redes sociais

Milhares tomaram as ruas de várias cidades nos EUA, dia 15, em protesto à construção do oleoduto de Dakota do Norte e em solidariedade à Nação Sioux de Standing Rock.

protestalbuquerque

Foi a maior mobilização desde que a luta começou há vários meses, unificando mais de 200 nações dos povos originários da América e apoiadores em todo o país.

protestny

Protestos massivos foram realizados em Washington, São Francisco, Nova Iorque, Los Angeles e dezenas de cidades americanas.

protestla

A luta contra o oleoduto de cerca de 1900 km não é só dos Sioux, mas de milhões de americanos que dependem da água do rio Missouri para abastecer suas residências.

protestwash

A defesa do meio-ambiente também faz parte da luta contra as mudanças climáticas no planeta que já afetou milhões de pessoas, em sua maioria pobres. Esse é um dos motivos pelos quais é importante que todas as organizações de trabalhadores e jovens participem da luta.

st-paulprotes

É uma resistência histórica em solo americano e tem provocado um forte repressão. A polícia tem atuado como defensora dos interesses da empresa proprietária do oleoduto. Dezenas de manifestantes foram presos durante a jornada de protestos que contou, também, com atividades em outros países, como a de Berlim, na Alemanha.

presosdakota

ativistas presos

Na véspera das manifestações, o Corpo de Engenheiros do Exército, órgão governamental responsável pela autorização da obra, declarou que é necessário realizar mais consultas antes de que o oleoduto possa ser reiniciado.

protestberlin

A declaração do Corpo de Engenheiros é uma vitória parcial, mas é preciso continuar a mobilização já que, em algumas semanas, tomará posse o novo presidente Donald Trump. Trump é ligado ao setor petrolífero e, sem dúvida, estará disposto a derrotar a mobilização para que o oleoduto possa ser concluído.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s